quarta-feira, 27 de março de 2019

O DESEQUILIBRIO DA SAÚDE MENTAL NO SÉCULO XXI



Aluna: Amanda Kachemareky
Turma: 1ª II vespertino
Disciplina: Sociologia      Professora: Charlene

                        

      Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções. É também um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, é a ausência de uma doença mental. A psiquiatria vem desde o século XVIII, na Europa, onde as grandes instituições filantrópicas eram destinadas a abrigar pessoas indesejáveis e dentre elas, lá estavam os loucos.
      Os problemas mentais mais frequentes na atualidade são:
* Ansiedade;
*Mal-estar psicológico ou stress contínuo;
*Depressão;
*Dependência de álcool e outras drogas;
*Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia;
*Atraso mental;
*Transtornos Alimentares;
*Somatização;
*Transtorno Obsessivo-compulsivo;
*Transtorno bipolar e
*Demências (estado fora de seu juízo perfeito, ou alucinações).
 As Doenças Mentais são condições de anormalidade psicológica. Há diversos fatores que explicam os transtornos psiquiátricos, como hereditariedade, problemas bioquímicos, como hormônios ou substâncias tóxicas, e até mesmo o estilo de vida.
 Estima-se que cerca de 45% da população adolescente sofre com depressão e distúrbios alimentares.
 Uma geração 100% conectada as redes sociais, que na visão dos estudiosos sociais, isso passou a ser uma catástrofe de invasão de privacidade.
 As pessoas estão expondo-se de mais, deixando o narcisismo tomar conta da população e elevando o teor ególatra das pessoas.
 O narcisismo por sua vez, está desencadeando a formação de pessoas cada vez mais egoístas, deixando de lado os valores que devem ser cultivados, pode-se pensar que com isso estão estimulando a socialização, mas muito pelo contrário, as pessoas estão se expressando de uma forma violenta, incômoda, racista e homofóbica, esquecendo o real sentido da socialização entre si. Publicando fotos de ostentações e repúdio contra as classes inferiores, raças, e opção sexual.
 É comum se ver casos de assassinato a grupos de LGBT's e negros, mas estudos comprovam que o auge da era da super tecnologia ainda está por vir. Com base nesta afirmação pode-se imaginar o que irá acontecer com o pouco de pessoas simples e desconectadas que ainda existem.

quarta-feira, 20 de março de 2019


                                                        Aluna: Ruama Cristina da Silva 
                                                 Disciplina: Sociologia    Professora: Charlene  
                                                            Turma: 1º série 1                                                                              
                                                      O mistério do sofrimento
     No mundo atual as pessoas convivem com a dor e morrem no mesmo modo, normalmente passando por momentos de angústias, tristezas e os mais variados tipos de sofrimentos.
      Por outro lado, o coração humano está sempre sonhando com um mundo sem dores e sofrimentos, mesmo sabendo que é impossível viver sem passar pela realidade da dor, pois nem sempre conseguimos tudo aquilo que desejamos.
     Vivemos em meio à muitas frustrações pois as misérias humanas e sociais estão em todas as partes deste mundo, tornando a realidade chocante, de dores, doenças, mortes, fome, violências e destruição da vida e da natureza.
    Quem passou pela experiência profunda do sofrimento sabe valorizar a vida em plenitude.
         A vida humana às vezes torna-se um absurdo e várias perguntas circulam em nossos pensamentos.... Vivemos para sofrer? Onde está a felicidade que sonhamos?
   Para esconder o sofrimento as pessoas disfarçam com um sorriso irônico, usam uma aparência frutífera, mas só a pessoa sabe o que está sentindo.
    Nos últimos tempos homens vivem em um tempo crítico, difíceis de suportar, pois amam-se a si mesmos, amam o dinheiro, são ingratos, teimosos e cheios de orgulho.
   Algumas pessoas vivem em sofrimento, sob provação e ansiosos pois transformam a vida em um mundo de ilusão, sem viver num mundo realista...E o mistério do sofrimento nunca tem fim!