Sob o comando do professor Amilcar e dando continuidade na parceria com a UFSC/ Curso Licenciatura em Educação do Campo,tivemos hoje uma atividade prática na escola.
Um experimento agroecológico na forma de canteiros utilizando a palhada como base para transplante de mudas de verduras e uma área que servirá para a semeadura de plantas que formarão uma rica camada de adubação orgânica.
Nas imagens acompanhamos com riqueza de detalhes como foi desenvolvido o trabalho,desde a preparação da terra,depois do canteiro,e em seguida o transplante das mudas de alface roxa e crespa, beterraba, almeirão,salsinha e cebolinha.
Observem o interesse dos alunos, participando ativamente das atividades em todas as etapas e muitos deles tem o objetivo de reproduzir o que foi aprendido em suas propriedades rurais,visto que são filhos de pequenos produtores rurais e mantém o cultivo de hortas em suas residências.
É interessante a utilização desses materiais para a produção de nitrogênio no solo,que por conseguinte deixará a planta mais forte e resistente às pragas e doenças.
No canteiro agroecológico foi utilizado palhada, esterco de carneiro, pó e talco de basalto,e sementes de tremoço branco e azul, aveia ,centeio e ervilha normal,para adubação verde na área plantio de cobertura do solo.