quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

UM INOVADOR 2014 PARA VOCÊ...



INOVADOR !!!!


Tem coisas que precisam ser passadas de geração em geração...e serão sempre atuais!
Mas tem determinados sentimentos,hábitos,atitudes, que podem ser inovados a cada ano que passa...
Desejamos para vocês alunos,professores,pais, colaboradores,enfim,todos que fazem parte da Família Estanislau Schumann,um abençoado renascimento de sentimentos bons e que te fazem felizes,que tudo aquilo de bom permaneça em sua vida no próximo ano!

Sejamos como um girassol...

Encerramos  as atividades de nosso ano letivo postando fotos de trabalhos feito pelos alunos na aula de artes.
Baseado na obra de Van Gogh utiliza materiais alternativos(sementes,retalhos,fios,filtro de café,etc.) .
Que em 2014 sejamos como um girassol, escolhendo sempre estar voltado para o sol,  focalizando o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que nos acontecem!





quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Painel artístico nota 10 !!!

Parabéns à professora Siomara que juntamente com seus alunos desenvolveram um trabalho magnífico em forma de painel,onde os alunos puderam expressar sua arte  através de várias técnicas.

O Enem está chegando galera...!!!

Aula prática sobre Enxertia

                            Alunos do Emiep durante aula prática sobre enxertia juntamente com os professores Oclair Teles Rodrigues e Ester Benda.

O que é Enxertia?
A enxertia é um método muito curioso de propagação vegetativa de plantas, sendo muito utilizada na produção de mudas de frutíferas, para a fruticultura. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo).
Seu uso comercial é amplo na produção de frutas (fruticultura), utilizada na produção de mudas de: laranja, limão, ponkan, manga, uva, tomate, pêssego, entre muitas outras.
Vantagens
Possibilita driblarmos características ruins das raízes ou parte aérea de uma determinada planta, permitindo a sua produção eficiente. Pode ser utilizada para minimizar ou eliminar os danos causados por doenças de plantas (fitossanidade), problemas de adaptação das raízes a condições climáticas e de solo, além de muitas outras possíveis aplicações.

Uma semana com muitas comemorações...

Semana da Paz:
Nos dias 05/10 a 12/10, comemora-se a Semana Estadual da Cultura de Paz em Santa Catarina, instituída pela Lei Estadual nº 13.834, de 21 de agosto de 2006; e o Dia Municipal do Cidadão da Paz, dia 9/10, instituído pela Lei Municipal de Florianópolis nº 7.606/2008, de 28 de abril de 2008.
                A semana objetiva refletir e sensibilizar a comunidade escolar em toda a rede estadual de ensino para a cultura de PAZ, a qual visa substituir a violência instalada em nossa sociedade por atitudes cidadãs e pacíficas, a partir do processo de Educação para a Paz.
Em horas cívicas,nas salas de aula e através de diversos modos,estaremos trabalhando temas ligados à Semana da Paz.
    Você sabia que existe uma bandeira,criada por lei inclusive,e que identifica essa importante data?


______________________________________________

A homenagem vai para  você que independente da idade, cultiva a alma de criança e faz com que todos os dias sejam dias das crianças!
_________________________________________________________

Viva a Semana dos Professores!

Por que um dia só....é muito pouco né?
Para lembrarmos deles com carinho,postamos uma homenagem para eles dizendo: 
"nada está tão ruim,que não possa piorar" "
"Quem compartilha o conhecimento merece os 
parabéns todos os dias!"






OUTUBRO ROSA


A EEB Estanislau Schumann aderiu ao Movimento Outubro Rosa. Essa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


domingo, 6 de outubro de 2013

Sábado é dia de...Visita!!!

Neste final de semana,mais precisamente na manhã do sábado (dia 05/10), recebemos a ilustre e tão aguardada visita da senhora Edite Schumann Reynaud, neta do nosso Patrono Estanislau Schumann.
Veio acompanhada de sua família retribuir a visita que a escola fez em sua residência em Mafra,no início do ano.
Alegre por retornar em sua terra,onde viveu a infância e parte da juventude,contagiou à todos com sua costumeira simpatia,relembrando pessoas e fatos presenciados na época que vivia aqui com seu avô Estanislau Schumann.
Sem dúvida,um dia agradável e que ficará marcado na memória de todos os presentes,como prova de que a vida é um constante encontro de pessoas,de várias idades,com diversas personalidades e que juntas transformam dias comuns em momentos especiais!
Volte sempre dona Edite,afinal a casa,ou melhor,a escola,também é sua !!!

                                                             o momento da chegada...

                                                        a alegria do encontro...

                                                 encontros de muitas histórias...

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
               

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Concurso Cultural de Redação “Comarca de Canoinhas - 100 anos"

Recebemos hoje em nossa escola a visita do Dr. João Carlos Franco para esclarecer assuntos relacionados ao Concurso Cultural de Redação “Comarca de Canoinhas - 100 anos, motivando assim a participação dos nossos alunos.


Saiba mais sobre o concurso:
 A direção do Foro da comarca de Canoinhas, com a proximidade da passagem de seu centenário de instalação, em 15 de novembro de 1913, lançou o concurso cultural de redação “”Comarca de Canoinhas - 100 anos””, voltado aos alunos do ensino médio, público e particular, dos quatro municípios integrantes da comarca: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.
Com o tema “”A paz é fruto da justiça: qual seu papel diante de seus conflitos com as outras pessoas?””, o concurso pretende conscientizar os jovens da importância dos meios alternativos de resolução de conflitos, assim como fomentar a reflexão sobre a Justiça no cotidiano das pessoas, de forma a contribuir para o processo de formação da cidadania em futuros formadores de opinião, além de promover uma atividade que desenvolva virtudes e boas atitudes.A seleção se dará no âmbito de cada escola e dentre aquelas selecionadas sairá a redação vencedora, escolhida por Comissão Julgadora composta pelo próprio diretor do Foro, juiz Márcio Schiefler Fontes, e pelos demais magistrados em exercício na comarca, Bernardo Augusto Ern e João Carlos Franco. No dia 15 de novembro, o autor da redação vencedora receberá um tablet e sua escola, uma placa alusiva ao centenário, na solenidade de comemoração no Salão do Júri.     Fonte: TJSC


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

“OPAPA ALBERTO,ESTES KOHLER E OUTROS PERSONAGENS"

Sr. João Alves Lourenço ladeado pelo diretor e assessor da escola

Recebemos hoje (12/09) a visita do senhor João Alves Lourenço  em  nossa escola,trazendo consigo  algo que almejávamos à tempo,causando-nos muita alegria.Trata-se do livro “OPAPA ALBERTO,ESTES KOHLER E OUTROS PERSONAGENS” escrito pela senhora Relinda Kohler,que recebemos em doação e servirá como fonte de pesquisas sobre a história de Bela Vista do Toldo,sendo esse um dos poucos registros que temos dos acontecimentos locais e detalhados no cotidiano de várias pessoas que aqui viveram.
Destacamos um pequeno trecho nas páginas iniciais do livro que resume o objetivo dessa tão grandiosa obra:
“Este livro é o resultado de muitas horas de emoção e prazer vividos ao longo de 30 anos que transcorreram desde as primeiras ideias,em 1976, até tomar forma em 2005 e 2006.Foi escrito pelo coração,com arroubos do coração.Fui buscar “substância” em arquivos de dioceses,paróquias,arquivos públicos,de fórum,de prefeituras,cartórios,cemitérios,bibliotecas,tive acesso a acervos particulares de documentos,fotografias e objetos.Cada eventual leitor é convidado a acrescentar elementos,essenciais e decorativos,conforme sua disponibilidade".Relinda Kohler


 Sra. Relinda Kohler 
(fonte:programaidnd.blogspot.com )

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Laboratórios

Todos sabemos que as aulas práticas em laboratório são uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos,pois os experimentos facilitam a compreensão da ciência e dos seus conceitos.
 Pensando assim, nossa escola esteve sempre empenhada em conseguir montar um espaço de aprendizagem diferenciado aos seus alunos, auxiliando no desenvolvimento de atitudes científicas concretas. Tínhamos duas salas com bancadas destinadas para esse fim,mas faltavam os equipamentos essenciais para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Ao longo do ano letivo estamos conseguindo concretizar esse projeto, e hoje esses espaços poderão ser utilizados nas aulas de química, física, biologia e matemática,pois contam com vários equipamentos como: capela de exaustão (elimina problemas de vapores tóxicos em laboratórios), balanças de precisão, estufas, refrigerador, vidraria completa, reagentes químicos, bancadas e cadeiras adequadas para laboratório entre outros. Confira abaixo algumas imagens:




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fique por dentro das notícias da escola!

III MOCISC/III FECITEC


O aluno Dionatan Bradonski,da 4ªsérie Emiep,com a orientação do professor Robson Nepomuceno,representou nossa escola durante a III MOCISC/III FECITEC que aconteceu na cidade de Porto União no dia 28 de agosto. O projeto apresentado denominado "A Cultura do Pepino" trata basicamente sobre a importância dessa cultura para a diversificação da propriedade rural,servindo como uma alternativa de renda.Para a alegria de todos da escola,o projeto "A Cultura do Pepino" foi classificado para participar da Fecitec,que acontecerá em Lages no mês de outubro.Sucesso ao aluno e que sirva de incentivo aos demais para participarem nos próximos eventos semelhantes.


Mãos na massa...
Alunos do Projeto CDI,sob orientação e supervisão dos professores,estão trabalhando na confecção de pirogues em nossa escola,com o objetivo de levantar fundos para a reforma e mudança da sala de informática e ao mesmo tempo,aprender a fazer esse delicioso e tradicional quitute.A cada dia, acontece um revezamento de alunos do projeto,para que assim todos tenham a oportunidade de aprender,levando em frente esse prato típico ucraniano e quem sabe até,tendo uma possível fonte de renda no futuro.Quem quiser adquirir a iguaria,entre em contato com os professores do projeto ou com a direção da escola.



FANFARRA
Com a liberação da contratação  de um professor de fanfarra para nossa escola por um período de trinta dias,tivemos ensaios visando apresentações na semana da Pátria.
Abaixo destacamos o momento de ensaio do grupo,sob regência do professor Evandro Novak, juntamente com a apresentação feita na Semana da Pátria na escola.








Mensagem da escola

Pegamos carona no lindo cartaz que os alunos do Projeto CDI fizeram para prestar nossa homenagem à este 
País Maravilhoso,nossa Pátria Amada Brasil!

ESTAMOS NA SEMANA DA PÁTRIA!

sábado, 24 de agosto de 2013

NOVIDADE !








Agora, vocês alunos (as) podem contar com mais uma “ferramenta” de estudo na disciplina de Filosofia. A professora elaborou um Blog, com o objetivo de divulgar alguns materiais de Filosofia, conteúdos, exercícios para estimular a reflexão, postar algumas atividades desenvolvidas em sala de aula, entre outros. O endereço eletrônico para acessar o Blog é:

http://philosofandonaescola.blogspot.com.br/

Aguardamos a visita de vocês e bons estudos!

 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

SÓCRATES ...


Nos primeiros anos do Ensino Médio, estudamos na disciplina de Filosofia o desenrolar da História da Filosofia Ocidental, bem como uma introdução sobre o que é a Filosofia e o ato de filosofar. Deste modo, ao percorrermos as ideias de alguns filósofos Pré-Socráticos, de alguns filósofos Sofistas, chegamos ao mundo do pensamento proporcionado por Sócrates.
 
Fonte da imagem: http://www.passeiweb.com 
 
SÓCRATES, O PENSADOR
            Sócrates foi um dos principais filósofos do Ocidente, não deixou nada escrito, muitos diziam e ainda dizem que ele não existiu, mas, por outro lado encontramos os relatos dos seus discípulos que transmitiram os seus supostos pensamentos e ensinamentos em frases como: “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”. Mas o que significam estas frases?
            A primeira nos diz que por mais que pensamos em alguma coisa, sempre descobriremos algo a mais sobre ela. A segunda, pede para nos conhecermos profundamente e refletirmos mais sobre o que fazemos e sobre o que supomos saber.
            Sócrates ensinava as pessoas de maneira diferente, ele perguntava para elas sobre algum assunto e mostrava que inicialmente elas não sabiam quase nada, deste modo, por meio da ironia e da maiêutica ele continuava interrogado as pessoas até elas formularem um conhecimento mais elaborado e significativo sobre o assunto. E assim ficou conhecido Sócrates, um grande filósofo que marcou gerações.
Marlon K., 1ª. 3.
 
A FILOSOFIA SOCRÁTICA
            Sócrates foi um pensador muito conhecido e “desenvolveu” a Filosofia que hoje estudamos. Seus métodos eram: a ironia e a maiêutica, as quais facilitavam muito o diálogo e a busca pelo conhecimento. Ele perguntava às pessoas sobre vários assuntos da sociedade grega, mostrava o quão pouco elas sabiam e as incentivava a buscar um conhecimento melhor e a estudar os diversos valores e crenças que acreditavam. Procurava dar à luz às novas ideias.
            Deste modo, a Filosofia se tornou uma disciplina que estimula a crítica, o pensamento e o argumento lógico, estando relacionada muitas vezes com outras matérias que estudamos. Uma disciplina que busca a pesquisa, o questionamento e a compreensão.
            O grande pensamento de Sócrates é: “Só sei que nada sei”. Através desta ideia, ele demonstra que foi uma pessoa humilde, que “desconhecia” o saber de todas as coisas, mas ao mesmo tempo indicava a importância de procurarmos o conhecimento, tentar entender, elaborar conceitos e ter uma opinião própria sobre os vários temas que estamos constantemente envolvidos na sociedade.
Murylo S., 1ª. 3. 
 
SÓCRATES
            É tradicionalmente considerado um marco divisório na História da Filosofia. Nascido em Atenas, filho de um escultor e de uma parteira, Sócrates dialogava com todos, levando-as perceber o quão insuficiente eram as suas respostas.
            O método dialético por ele usado consistia na ironia e na maiêutica. Através da maiêutica (arte de trazer à luz novas ideia), buscava um conhecimento mais elaborado, interrogava a pessoa até ela dar “à luz” a um conhecimento verdadeiro.
            Com sua ideia principal: “Só sei que nada sei”, fazia e faz até hoje as pessoas refletirem como é pequeno o seu conhecimento perante o mundo e a importância de refletir constantemente tudo o que nos cerca.
Ana Carolina L. S., 1ª. 3.  
 
SÓCRATES E A FORMAÇÃO DE IDEIAS
Sócrates foi um dos primeiros filósofos ocidentais. Ele começou a observar e a perguntar sobre o mundo, queria saber o “por que”, “como”, “o que”, ou seja, entender os motivos, as circunstâncias de tudo o que observava e avaliava o seu redor. Os questionamentos despertavam - lhe o interesse em aprofundar e a buscar o conhecimento.
Quando Sócrates dialogava com as pessoas, fazia com que ela refletisse sobre o seu ato, sobre o que falou. Interrogava e as deixava na dúvida, colocava a pessoa para pensar e entender realmente o sentido das coisas. Isso demonstra que nós estamos constantemente mudando de ideias, pensamos de formas diferentes, mas devemos ser despertados pelo pensamento crítico.
Mesmo sendo considerado um sábio, Sócrates buscava conhecer cada vez mais e isso despertava novas perguntas e reflexões.
Elizane M., 1ª. 4.
 
Aproveitando o ensinamento socrático, no qual por meio dos questionamentos, despertamos nossas reflexões e consequentemente o espírito crítico, proporcionaremos algumas “provocações”: Como seria o mundo sem a Filosofia? O retorno da disciplina de Filosofia nos currículos escolares brasileiros é algo imprescindível para a formação do cidadão? De acordo com o relato de filósofos posteriores, Sócrates foi condenado à morte pela sociedade grega antiga (principalmente pelos governantes), por instituir a dúvida e estimular a reflexão das pessoas, e hoje, como a nossa sociedade “enxerga” as pessoas questionadoras e críticas da “verdade” estabelecida pela mídia, pelo senso comum e por alguns meios de poder?
 
Fonte da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br