quinta-feira, 27 de junho de 2013


Discussão Filosófica Sobre a Ciência 

  Fonte da imagem: http://cienciasempre.blogspot.com.br 
 
Nos 3ºˢ. anos do Ensino Médio, alguns conteúdos abordados no 2º. Bimestre na disciplina de Filosofia referem-se à ciência, a atitude científica, a ciência na história e revoluções científicas.
Seguem alguns textos produzidos pelos alunos (as), enfatizando diferentes visões sobre o assunto, a partir das discussões realizadas em sala de aula e da interpretação de um poema intitulado: “Do Mito Religioso para o Mito Científico” – de Janes Fidelis Tomelin (Diálogos Filosóficos).
A “Evolução” da Ciência
O futuro incerto e mutável pelas mãos da ciência. Se hoje a ciência salva vidas, ela já tirou muitas em busca de respostas. Através de experiências, ela busca explicações para todas as questões que afligem os seres humanos.
Porém, sendo irremediavelmente algo que se transforma, nunca teremos a certeza de como ela estará amanhã. Basta analisarmos a “ciência” antiga, onde prevalecia a crença no sobrenatural. Cada acontecimento era explicado por lendas, por exemplo, na Grécia Antiga acreditava-se que o Titã Atlas segurava o céu e impedia o seu encontro com a Terra. Hoje sabemos que essa e outras histórias são falsas, frutos de uma tentativa de explicação simples.
Mas, para chegar até aqui, a ciência caminhou por uma árdua estrada, sempre tentando comprovar suas afirmações com experiências e hoje, está em um ponto que não pode mais ser tão “contestada”. O fato é que a ciência muda através da passagem do tempo e o tempo nunca para.
            Elvira; Joice. 3ª. 1.
 
A Ciência nos Dias Atuais
            Com o passar do tempo, a ciência sofreu várias mudanças. Historicamente, a ciência tem três concepções: a racionalista, a empirista e a construtivista. A Racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional, dedutivo. A empirista afirma que a ciência é uma interpretação a partir dos experimentos. E a construtivista, afirma que a ciência é uma construção de módulos explicativos para a realidade, mas não espera uma verdade absoluta.
 A ciência tem o objetivo de buscar, explicar o que as pessoas não entendem, aprofundar os conhecimentos. Com isso, obteve muitas mudanças: da verdade sobrenatural passou para a verdade experimental, dos fatos e fenômenos sobrenaturais passou para os fatos e fenômenos laboratoriais, da sistemática dos rituais passou para a sistemática metodológica.
            Deste modo, conclui-se que a ciência moderna está vinculada à ideia de intervir na natureza, visa à aplicação prática ou técnica, muito diferente da ciência antiga que apenas contemplava os seres naturais, sem intervir por meios técnicos.
            Rosi; Tatiane. 3ª. 1.
 
A Ciência e a sua Busca pelo Conhecimento
            A ciência é vasta em seus campos de estudo, que diferem entre si, mas, estão interligadas e tem como objetivo a busca pelo conhecimento. Busca essa que ocorre através do questionamento de tudo, do que nos cerca, do que já conhecemos, do que temos como verdadeiro, etc. Outros métodos utilizados pela ciência são, por exemplo, a experimentação e a verificação. Porém, a ciência não limita-se a estes métodos.
            Através da ciência e do conhecimento que ela nos proporciona, temos uma visão mais clara sobre a realidade em que vivemos, o universo e tudo o que ele contém. Mas, a ciência não é uma verdade absoluta e ela não foge ao seu próprio ceticismo, pois, questiona os seus próprios conhecimentos. E admite a sua própria “ignorância” perante a vastidão do universo, a incerteza do futuro, o desconhecimento do passado, etc.
E é justamente por admitir sua “ignorância”, que não se conforma à ela.  Por isso, a ciência não deve ser vista como algo estável e imutável, mas sim, como algo contínuo, constituído de descobrimentos, inovação e transformação.
A ciência, portanto, apesar de suas óbvias falhas, ainda possui as melhores respostas para os nossos questionamentos. E é através dela, do conhecimento que ela nos proporciona, que conseguimos entender de forma mais clara a realidade. Ainda, que essa esteja tão suscetível á subjetividade de nossa percepção.
Caroline. 3ª. 2.
 
A Ciência em Tempo Real
            A ciência de hoje, muda a todo o tempo, tenta desvendar mitos, verdades, solucionar problemas, procurar curas para as doenças, faz experimentos, inventa produtos para serem lançados no mercado e consumidos, busca chegar a um objetivo único, mas nem sempre consegue. O mundo está sendo praticamente movido pela ciência, em todo o lugar ela está presente.
            Mas infelizmente podemos apontar alguns pontos negativos, a ciência também pode ser utilizada de forma errada, contra o bem, por exemplo: o mal uso de produtos químicos e remédios que podem afetar a saúde dos seres humanos; e em tempos de guerra, a ciência foi muitas vezes usada para atingir os “inimigos”, prejudicar uma população.
Enfim, a ciência de um modo geral, deveria ser usada somente para fazer o bem humanitário, “prevendo” situações no futuro e não provocando males.
            Nerieli; Renan. 3ª. 4.
 
“A IGNORÂNCIA AFIRMA OU NEGA VEEMENTEMENTE. A CIÊNCIA DUVIDA”
 (VOLTAIRE)
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

ATLETA NA ESCOLA

A E. E. B. Estanislau Schumann realizou nesta terça-feira, dia 18 de junho de 2013, a primeira etapa (escolar) do Programa de Formação Esportiva Escolar "ATLETA NA ESCOLA". As três provas  de atletismo realizadas na faixa etária entre 15-17 anos, no naipe masculino e feminino, foram: 

  • 100 metros rasos;
  • Salto em distância e;
  • 3000 metros.
Na faixa etária entre 12-14 anos, somente no naipe feminino, as provas de:


  • 75 metros rasos;
  • Salto em distância e;
  • 1000 metros.
Os três primeiros colocados das provas participarão de uma próxima etapa microrregional, onde data e local serão definidos.



Salto em distância


100 metros rasos


3000 metros
Para melhor compreensão do programa, acesso o link: http://atletanaescola.mec.gov.br/programa.html


quarta-feira, 12 de junho de 2013

CDI - VIVÊNCIAS
O curso do CDI (Comitê de Democratização da Informática) da EEB Estanislau Schumann visa demonstrar aos aprendizes, além da informática, cultura e esporte, a importância da convivência em grupo.
Para isso, busca-se a inclusão de todos através de dinâmicas e vivências. Sendo assim, os encontros tornam-se mais prazerosos, tanto para alunos quanto para professores, pois além das aulas em sala, exercícios físicos ao ar livre e visitas em locais que retratem a comunidade fazem parte do cotidiano das aulas.


Brincadeiras utilizando tecnologia
 Visitas em locais que expressam a comunidade
Debates em grupo

Relembrando brincadeiras antigas

Projeto CDI -Comitê para a Democratização da Informática

O Projeto CDI Escola será desenvolvido em 2013 em parceria com a Secretaria de Educação de Bela Vista do Toldo,EEB Estanislau Schumann e a empresa fumageira Philip Morris.
 O Projeto CDI Escola visa a Inclusão Digital em municípios de Santa Catarina para filhos de produtores rurais através do desenvolvimento de ações de inclusão digital, esportivas e culturais, que promovam iniciativas de capacitação educacional.Surgiu da percepção de que os adolescentes e jovens filhos de produtores rurais têm poucas oportunidades para vislumbrarem uma atividade profissional condizente com as várias oportunidades que o mercado de trabalho atualmente oferece.
O CDI desenhou o Projeto CDI Escola com a finalidade de ampliar o acesso destes jovens às oportunidades de trabalho. O projeto está alinhado com a linha programática Educação para a Qualificação Profissional e levará aos jovens e adolescentes as informações sobre as oportunidades de qualificação que ampliarão as chances de um futuro profissional promissor.
Na execução do Projeto serão desenvolvidas as seguintes atividades:
1.    Inclusão Digital – Aulas de Informática e Cidadania segundo a Proposta de Política Pedagógica do CDI
2.    Aulas de Cultura
3.    Aulas de Esporte



terça-feira, 11 de junho de 2013

JESC –Atletismo Fase Microrregional


A EEB Estanislau Schumann  participou dia 08/06 na cidade de Porto União da Fase Microrregional dos Jogos Escolares/JESC,na modalidade Atletismo Masculino e Feminino.
Os alunos representaram muito bem  nossa escola,conquistando um total de 10 medalhas,distribuídas nas seguintes provas:
 -07 medalhas de ouro:
Feminino -100 metros rasos,200 metros rasos ,salto triplo e à distância e 110 metros com barreira.
Masculino-  110 metros com barreira e 400 metros.
-01 medalha de prata:
Masculino- 03 mil metros
-02 medalhas de bronze:
Masculino- 100 e 200 metros.
Lembrando que os sete medalhistas de ouro conquistaram vaga na fase estadual,com local e data a serem definidos posteriormente.
A escola parabeniza atletas e professores pela conquista e lembra à todos que a prática constante de uma atividade física contribui para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.

      Foto de todos os atletas do município de Bela Vista do Toldo 
que participaram da competição em Porto União.

Texto Argumentativo parte 02

Em quanto isso nas aulas de LPL...


O impacto do crack na sociedade
                                                   Caroline Suelen Spitzner – 3ª série 2
            O consumo do crack no Brasil vem aumentando e respectivamente o impacto que ele tem na sociedade, na economia e em milhares de brasileiros que têm suas vidas afetadas por essa droga.
            A partir de meados dos anos 90,o crack surgiu na cidade de São Paulo e expandiu-se lentamente chegando ao interior do estado. Mas recentemente expandiu-se por  todo o país, atingindo todas as classes sociais.
            Apesar de faltarem estimativas oficiais, recentes dados preliminares apontam que 1,2% da população usa ou já pode ter usado  crack, ou seja, 2,3 milhões de brasileiros, segundo o censo de 2010.
            O impacto na sociedade desse contínuo aumento do consumo do crack pode ser observado da criminalidade em áreas onde a droga é disseminada, pois para que consigam sustentar o seu vício, os usuários acabam cometendo práticas ilegais, tais como roubos, tráfico de drogas, prostituição, assaltos, etc.      Além de ser um problema de segurança, é também um problema de saúde pública, pois há pouca estrutura para o atendimento de usuários, há falta de implantação de políticas de prevenção e reinserção dos pacientes à sociedade.
            É necessário, portanto, que ações sejam tomadas no combate ao tráfico de drogas para que menos vidas sejam afetadas. Também que melhores políticas de atendimento aos usuários sejam implantadas, assim esses passam ser reintegrados à sociedade e tenham a chance de viverem uma vida mais digna.



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Textos Argumentativos



"TEXTO ARGUMENTATIVO é o texto em que defendemos uma ideia, opinião ou ponto de vista, procurando  fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a,creia nela"


Trabalhando textos argumentativos nas aulas de LPL,o professor Adilson Poloniski utilizou o tema DROGAS para que os alunos demonstrassem sua opinião sobre o assunto.
Muitos textos ficaram bons,mas abaixo teremos dois que se destacaram, em que os alunos puderam argumentar de forma clara e objetiva suas ideias.

Texto 01-   A nação sem consciência       
                                                                Elvira Cristina Corrêa da Maia – 3ª série 1
         Um problema social de grande importância e resolução difícil. Assim pode ser definida a questão das drogas no Brasil. Cada vez mais essas pessoas encontram-se viciadas, e entre a maioria esmagadora, é de jovens.
            O desejo de liberdade, a possibilidade de fugir dos problemas... são vários os fatores que podem ser apontados como agentes causadores do vício. Mas, se pararmos para refletir, será que a real causa não é a fraqueza de caráter?
            Basta analisar a sociedade onde esses jovens são criados: corrompida, deturpada, sem o menor senso de dignidade... Por que os jovens se comportariam de maneira correta, se os adultos não fazem isso? Em um mundo como o nosso, terra sem lei, as desigualdades são muitas, e a justiça pouca.
            Devemos pensar nisso da seguinte forma: já não basta mais reeducar as pessoas. É preciso convencê-las do caminho certo, de verdade. Além disso, necessitamos urgentemente de uma reestruturação nas bases educacionais do nosso país. Tudo o que nos resta é arrancar a raiz do problema fazendo com que nossas crianças cresçam com consciência. Só assim poderemos extinguir a degradação moral de nossa alma-coletiva.

Texto 02    Drogas: medidas não eficazes
                                                                  Dislaine Rosa Schiessl – 3ª série 1
      Nos dias atuais, o uso de drogas tem tido um aumento significativo, “atraindo” a juventude do nosso país. Sendo um assunto bastante polêmico, leva-nos a várias discussões.
            No entanto, esse problema não terá uma fácil resolução como muitos pensam. Uma ação que não resolveria o problema é a prisão daqueles chamados “profissionais do tráfico”, pois cada vez eles estão mais organizados.
            Outra medida não muito eficaz é a internação desses jovens usuários de drogas em clínicas especializadas em reabilitação. Como é que vão reabilitar jovens sendo que a quantidade de jovens dependentes supera o número de vagas que as clínicas dispõem?
            Com isso,  percebe que não se pode tentar acabar com o mundo das drogas de uma hora para outra, ainda mais depois que o problema se expandiu. O que deve ser feito é prevenir, por meio de políticas públicas incentivando a formação de famílias mais estruturadas; que desde criança, a pessoa possa começar a se conscientizar dos valores necessários para ser um bom cidadão, saber sobre seus direitos, mas principalmente aprender que deve exercer deveres.
            Ao crescer esses ensinamentos, será evidenciado na pessoa, um jovem com uma visão mais otimista e mais ampla do mundo. Isso fará que o jovem tenha menos chances de deixar se levar para um mundo escuro, que é o das drogas.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fotos entrega de cobertores

Confira mais alguns flashes...(parte 02)

Projeto Cidadania na Escola EEB Estanislau Schumann




Entrega cobertores Hospital Santa Cruz de Canoinhas

Projeto Cidadania EEB Estanislau Schumann-


Aconteceu  hoje de manhã no auditório da nossa escola,  uma bonita cerimônia de entrega dos cobertores ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas. O evento envolveu  toda  a comunidade escolar,contando também com a participação de autoridades municipais e representantes do Hospital Santa Cruz.
O Projeto Cidadania é desenvolvido na EEB Estanislau Schumann nas aulas de Sociologia,tendo como responsável a professora Charlene Kautz e procura incentivar os alunos a desenvolverem atos de cidadania e solidariedade.
 Diante da necessidade apresentada pelo Hospital Santa Cruz de Canoinhas em adquirir cobertores, o referido projeto buscou alternativas para solucionar esse problema junto aos alunos,onde cada turma fez uma doação em dinheiro,para que pudessem comprar os cobertores.Foram arrecadados cerca de R$ 957,25 (novecentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos),o que resultou na compra de 12 cobertores e 16 mantas de microfibra,superando as expectativas iniciais.
Também no momento foi feita a doação pela Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo,Câmera de Vereadores e Secretarias Municipais de 08 mantas  e 01 cobertor.
A EEB Estanislau Schumann agradece à todos pela colaboração e fica feliz em participar dessa campanha, onde valores como cidadania e solidariedade puderam ser trabalhados na teoria e principalmente na prática.

Estime a solidariedade. Você não poderá viver sem os outros, embora na maioria dos casos os outros possam viver sem você.

Confira algumas fotos que registram o importante momento