quinta-feira, 27 de junho de 2013


Discussão Filosófica Sobre a Ciência 

  Fonte da imagem: http://cienciasempre.blogspot.com.br 
 
Nos 3ºˢ. anos do Ensino Médio, alguns conteúdos abordados no 2º. Bimestre na disciplina de Filosofia referem-se à ciência, a atitude científica, a ciência na história e revoluções científicas.
Seguem alguns textos produzidos pelos alunos (as), enfatizando diferentes visões sobre o assunto, a partir das discussões realizadas em sala de aula e da interpretação de um poema intitulado: “Do Mito Religioso para o Mito Científico” – de Janes Fidelis Tomelin (Diálogos Filosóficos).
A “Evolução” da Ciência
O futuro incerto e mutável pelas mãos da ciência. Se hoje a ciência salva vidas, ela já tirou muitas em busca de respostas. Através de experiências, ela busca explicações para todas as questões que afligem os seres humanos.
Porém, sendo irremediavelmente algo que se transforma, nunca teremos a certeza de como ela estará amanhã. Basta analisarmos a “ciência” antiga, onde prevalecia a crença no sobrenatural. Cada acontecimento era explicado por lendas, por exemplo, na Grécia Antiga acreditava-se que o Titã Atlas segurava o céu e impedia o seu encontro com a Terra. Hoje sabemos que essa e outras histórias são falsas, frutos de uma tentativa de explicação simples.
Mas, para chegar até aqui, a ciência caminhou por uma árdua estrada, sempre tentando comprovar suas afirmações com experiências e hoje, está em um ponto que não pode mais ser tão “contestada”. O fato é que a ciência muda através da passagem do tempo e o tempo nunca para.
            Elvira; Joice. 3ª. 1.
 
A Ciência nos Dias Atuais
            Com o passar do tempo, a ciência sofreu várias mudanças. Historicamente, a ciência tem três concepções: a racionalista, a empirista e a construtivista. A Racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional, dedutivo. A empirista afirma que a ciência é uma interpretação a partir dos experimentos. E a construtivista, afirma que a ciência é uma construção de módulos explicativos para a realidade, mas não espera uma verdade absoluta.
 A ciência tem o objetivo de buscar, explicar o que as pessoas não entendem, aprofundar os conhecimentos. Com isso, obteve muitas mudanças: da verdade sobrenatural passou para a verdade experimental, dos fatos e fenômenos sobrenaturais passou para os fatos e fenômenos laboratoriais, da sistemática dos rituais passou para a sistemática metodológica.
            Deste modo, conclui-se que a ciência moderna está vinculada à ideia de intervir na natureza, visa à aplicação prática ou técnica, muito diferente da ciência antiga que apenas contemplava os seres naturais, sem intervir por meios técnicos.
            Rosi; Tatiane. 3ª. 1.
 
A Ciência e a sua Busca pelo Conhecimento
            A ciência é vasta em seus campos de estudo, que diferem entre si, mas, estão interligadas e tem como objetivo a busca pelo conhecimento. Busca essa que ocorre através do questionamento de tudo, do que nos cerca, do que já conhecemos, do que temos como verdadeiro, etc. Outros métodos utilizados pela ciência são, por exemplo, a experimentação e a verificação. Porém, a ciência não limita-se a estes métodos.
            Através da ciência e do conhecimento que ela nos proporciona, temos uma visão mais clara sobre a realidade em que vivemos, o universo e tudo o que ele contém. Mas, a ciência não é uma verdade absoluta e ela não foge ao seu próprio ceticismo, pois, questiona os seus próprios conhecimentos. E admite a sua própria “ignorância” perante a vastidão do universo, a incerteza do futuro, o desconhecimento do passado, etc.
E é justamente por admitir sua “ignorância”, que não se conforma à ela.  Por isso, a ciência não deve ser vista como algo estável e imutável, mas sim, como algo contínuo, constituído de descobrimentos, inovação e transformação.
A ciência, portanto, apesar de suas óbvias falhas, ainda possui as melhores respostas para os nossos questionamentos. E é através dela, do conhecimento que ela nos proporciona, que conseguimos entender de forma mais clara a realidade. Ainda, que essa esteja tão suscetível á subjetividade de nossa percepção.
Caroline. 3ª. 2.
 
A Ciência em Tempo Real
            A ciência de hoje, muda a todo o tempo, tenta desvendar mitos, verdades, solucionar problemas, procurar curas para as doenças, faz experimentos, inventa produtos para serem lançados no mercado e consumidos, busca chegar a um objetivo único, mas nem sempre consegue. O mundo está sendo praticamente movido pela ciência, em todo o lugar ela está presente.
            Mas infelizmente podemos apontar alguns pontos negativos, a ciência também pode ser utilizada de forma errada, contra o bem, por exemplo: o mal uso de produtos químicos e remédios que podem afetar a saúde dos seres humanos; e em tempos de guerra, a ciência foi muitas vezes usada para atingir os “inimigos”, prejudicar uma população.
Enfim, a ciência de um modo geral, deveria ser usada somente para fazer o bem humanitário, “prevendo” situações no futuro e não provocando males.
            Nerieli; Renan. 3ª. 4.
 
“A IGNORÂNCIA AFIRMA OU NEGA VEEMENTEMENTE. A CIÊNCIA DUVIDA”
 (VOLTAIRE)
 

Um comentário:

  1. os jovens precisam debater assuntos relevantes como esses...

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