Nas
aulas de Biologia com o Ensino Médio Inovador a professora Rita
levantou o seguinte tema:
" Articular o conhecimento que
adquirimos através de nossos
antepassados
com o conhecimento científico".
Com
entrevistas realizadas pelos alunos com os pais sobre atividades
cotidianas desenvolvidas na propriedade e por meio de intervenção pedagógica cada item da entrevista recebeu fundamentação teórica.
Exemplo 01
Atividades cotidianas: “Colocar esterco nas covas para que as mudas se desenvolvam mais rápido.”
Conhecimento científico:Adubação orgânica (ciclo biogeoquímico).
Exemplo 02
Atividades cotidianas:"Quando a vaca cria ela esconde o terneiro. Para você encontrá-lo de um grito parecido com o grito do terneiro, ai a vaca vai correndo até ele, então é só você seguir a vaca.”Conhecimento científico: Instinto de proteção.
Trabalhos com esse demonstram que o conhecimento significativo pode ser resultado de pesquisas entre senso comum e conhecimento científico.Também constatamos que mais interessante fica quando o assunto estudado faz parte da vida deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário