quinta-feira, 23 de junho de 2016

Alunos do EMI escrevem sobre LIBERDADE


Orientação dos trabalhos:Professora Charlene Kauctz
                                       Disciplina: Sociologia


Título: Liberdade no mundo moderno

Aluna: Jaine Krause Francisco

No mundo moderno a liberdade tem assombrado as pessoas que nele vivem. E é essa a questão que fica, até que ponto é bom ser livre?
Logo quando pequenas as crianças aprendem a lutar pela própria liberdade. Começa cedo e com coisas simples como a primeira volta de bicicleta ou o primeiro banho sozinho, que para tal significa muito.
Segundo a autora Chauí (p.273,2013), “Não somos livres para escolher tudo, mas o somos para fazer tudo quanto esteja de acordo com nosso ser e com nossa capacidade de agir, graças ao conhecimento que temos de nós mesmos e das circunstâncias.”, ou seja a nossa liberdade é limitada, apesar das ideias serem contraditórias, elas caminham lado a lado, realizando um ótimo trabalho juntos.
Portanto, para uma pessoa ser livre ela tem que saber respeitar o próprio espaço e o do outro, pois a luta pela liberdade é constante, mas entendo que limites são importantes para tentar manter uma sociedade organizada.

____________________________

                                                               Liberdade Parcial
Rosimari Quadros

     Ser livre é um de nossos maiores objetivos, nascemos para viver a liberdade agindo conforme nossas vontades.
     Vivemos uma incansável busca pela liberdade, mas somos restringidos a todo o momento. Nossa vontade colocada diante o outro não tem significado e nem importância.
     Nossa liberdade é jogada no lixo toda vez que algo ou alguém nos torna submissa, nos fazendo ir contra o que somos e acreditamos. Sendo devorados na menor demonstração de felicidade e contentamento pessoal.
     Portanto, temos uma falsa ideia de liberdade, esta criada em nossas mentes a fim de mascarar o real.
Pois jamais seremos totalmente livres em nossas ações e desejos.
Por que é inevitável que nossa liberdade esbarre em outros indivíduos e à coisas as quais não podemos ter liberdade de escolhe-las. Então liberdade não pode ser algo inteiro, mas sim algo fragmentado e parcial.

_____________________________


Liberdade: virou apenas um rótulo? ...
 Cristina Machado

 Liberdade é agir ou decidir explicitamente pela própria vontade, independente de aceitação ou de tradições.
A sociedade é escrava de si mesma, porque quer exigir e moldar absurdamente o ser humano, o que a faz desinserir-se de seu próprio contexto de liberdade.
Segundo alguns filósofos a “[...]consciência e a vontade são determinadas por leis e normas, como então falar em liberdade humana?” (CHAUÍ, p.279,2013). O ser humano é induzido a determinada “vontade’, e o desejo real de liberdade não os cabe, mas sim o desejo da sociedade e do que ela julga “justo” e “correto”. Impondo a cada cidadão o seu ponto de vista e seu desfecho. Deliberando assim uma liberdade mais “maleável” a uns do que a outros.
Todo ser humano restringe-se a regras e normas cabíveis, e devem respeitar as adversidades alheias, porém não limitar-se que condicionem seus pensamentos, sentimentos e determinadas ações, que resultaria em uma liberdade ilusória. Por que são as decisões racionais que definem um ser livre.
Nesse contexto também se exprimem as escolhas, “[...]conformar-se ou resignar-se é uma decisão livre, tanto quanto não se resignar nem se conformar.” (CHAUÍ, p.282,2013). Escolher ser livre é além de exigir, viver seus direitos, conhece-los e aderi-los de forma consciente e responsável. Não reprimindo-se e nem limitando-se quando sua liberdade for invadida. É uma busca constante pelo bem-estar, dentro do que lhe é permitido. Sendo assim alguém ativo em meio a um todo.
No entanto não há condições de liberdade em meio a “padrões” e “tradições” que denigrem o sentido de ser livre.
Como a sociedade almeja liberdade se não da espaço a pensamentos distintos e a mudanças?...
O núcleo da sociedade esta defasado, as pessoas não respeitam o espaço do outro, aumentando gradativamente o preconceito, racismo e a violência. A liberdade torna-se mais um estado de espirito do que um conceito real.
Contudo atualmente “liberdade” é apenas vista como um rótulo, resultante de uma sociedade opressora e machista, onde o aceitável é apenas o “perfeito” ou “tradicional”, reprimindo as opiniões e opções tanto politicas e econômicas quanto culturais, religiosas e sexuais.
Por que é tão difícil aceitar as diferenças e conviver com a liberdade do outro?...


______________________________
                                           
Liberdade?
Diane Bradonski e Jaine Micheski

Liberdade de expressão. Liberdade de pensamento. Liberdade política. Liberdade condicional. Liberdade, liberdade! Afinal o que é liberdade?
É ser livre e insento de restrição externa ou coação física ou moral. Liberdade é poder exercer livremente a sua vontade, que não se sujeita a escravidão ou a servidão.
No mundo em que vivemos a liberdade não está ao alcance de todos. Pessoas todos os dias são coagidas, influenciadas, escravizadas, impedidas de seguirem seus pensamentos, seus sonhos. Compradas ou trocadas, perdendo o direito de ser livre. Deixando sua opinião de lado e acatando a opinião dos outros, você está deixando sua liberdade, sua liberdade de opinião.
Porém, até onde vai nossa liberdade? Minha liberdade termina onde a tua começa. Tua liberdade termina onde começa a deles. E nossa liberdade termina onde começam as leis...
Leis que muitas vezes nos impedem de cometer loucuras. Leis que nos fazem andar na linha, ou que tiram nossos direitos. Mas o que seria do mundo sem as leis? O que aconteceria se todos tivessem a liberdade que tanto desejam?
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário