terça-feira, 21 de março de 2017

O que é ser cidadão?


Aluna: Janaina Bueno Pereira
disciplina:Sociologia
Serie: 2ª (1)

Cidadão na  Roma Antiga, era habitante não escravo da cidade do sexo masculino que participava da sociedade em seu poder de voto.
Mas hoje somos todos cidadãos de fato, com direitos e deveres, onde ás mulheres aos poucos conquistaram seu lugar e seus direitos na sociedade.
Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão votada em pleno processo da Revolução Francesa em 1989. Entre os direitos previstos neste documento, estava os seguintes: todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência devem agir uns para os outros em espírito de fraternidade. (Livro de sociologia, Araújo, pág;273.Ano 2013).
Mas como somos tratados diante da lei?
No governo do nosso país, como nunca devemos praticar nossos deveres como cidadão, e tão pouco fazemos uso dos nossos direitos.
Direito de ir e vir, se esconde atrás do medo de ser roubado, morto nas ruas ou lugares de eventos, se privamos de viajar, com os impostos cada vez mais pesados sobre o combustível.
Mães são proibidas de amamentar em local público, caso faça isso é multada. Mas em festas de carnaval que é “cultura”, além de se tirar dinheiro dos cidadãos através de impostos abusivos, mulheres podem exibir seus corpos seminus sem nenhuma censura, onde que se encontra os direitos iguais, cadê a liberdade?.
Desigualdade, menino rouba pão para alimentar a irmã mais nova é detido, os políticos roubam milhões dos cofres públicos e nem se quer pisam em uma cadeia, e se chegam a ela ganham tratamento vip.
Direitos do Homem e do Cidadão, não era para ser todos iguais em direito?Em respeito principalmente,ter opinião política,saber e quem votar, ter verdadeiros motivos, voz , mas todos se encontram calados diante a tanta corrupção.
A sociedade está carente de cidadania, de igualdade, é triste ver o vazio crescer, entre os direitos e deveres e a desigualdade se unir a corrupção.

Não  há cidadania quando se há só direitos  a cumprir, mas também não há cidadania só com deveres , por isso esta é uma construção coletiva onde cada um deve cumprir seus deveres perante a comunidade e o estado, além de contribuir para que todos possam cumprir o seu, assim se constrói  uma sociedade politicamente correta com valores essenciais para todos.

2 comentários:

  1. Pura Verdade, Alerta povo brasileiro, Avante Homems bem. salvem a nossa nação.da mãos de um grupo. de ladrao que estão atrapalhando, o grecimento do Brasil.dsede a muitos Tenho (87 anos e te
    nho acompanhado s sugeira deste grupo de pliticos.

    Edite Scumann Reynaud.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela sua participação dona Edite!a senhora é um exemplo para nossos alunos!abraços da família Estachão!

      Excluir