quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Instituições Sociais - Formação Familiar


Professora: Charlene Kauctz
Aluna: Luana Alberti
Disciplina: Sociologia
Tema abordado: Instituições Sociais

         A família é a primeira sociedade em que convivemos e levamos as aprendizagens nela vivenciadas para o resto da vida.  Ela é considerada a base de formação para qualquer indivíduo.
         É no convívio com os familiares que aprendemos, um junto do outro, a respeitar, compartilhar, ter compromissos, disciplina e saber lidar com brigas e conflitos. Cada um tem o seu histórico familiar repleto de lembranças que levará para o resto da vida e que apresentaram reflexos em cada passo dado.
        Considerada uma das instituições mais antigas, a família era formada por, um homem, uma mulher e seus filhos, a famosa família tradicional que todos acreditavam ser totalmente felizes como nos comerciais de margarina, e que sabemos que a realidade não é tão perfeita assim.
O filósofo Karl Marx disse que “a classe capitalista rasgou o véu sentimental da família, reduzindo as relações familiares em meras relações monetárias”.
        Hoje em dia a família não se restringe à um padrão a ser seguido, ela é composta por pessoas que se gostam e se respeitam, independentemente se são dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher e afins, sem se esquecer de que as raças e etnias também não são mais um problema.
         Tudo que uma família precisa ter é, amor, paciência, respeito e cumplicidade, isso é a base, porque sabemos que o papel da família vai além de ensinar o que é certo e errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário