quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atividade Experimental EMIEP


Professores e alunos do EMIEP  da E.E.B. Estanislau  Schumann, auxiliados pelo técnico Fabio da ASPTA, promoveram uma aula extraclasse com o objetivo de desenvolver uma atividade experimental. Sabemos que a atividade experimental é um dos instrumentos chave no processo de aprendizagem cientifica, pois evidencia uma série de potencialidades da experimentação, tanto qualitativa quanto quantitativa, ao promover  nos alunos a curiosidade, discussões e reflexões, bem como, desenvolver hipóteses e um espírito crítico ao se analisar os resultados e expressá-los corretamente.
O referido experimento tem como objetivo avaliar  a produção de milho, semente crioula, variedade Caiano, cultivado em plantio direto, utilizando  diferentes tipos de adubação alternativa. Para isso, foi utilizado cobertura  de solo com centeio e ervilhaca e em seguida feito o plantio, dividindo o experimento da seguinte forma:
1ª Parcela Experimental: semente de milho  + pó de basalto + esterco de carneiro
2ª Parcela Experimental: (testemunha) semente de milho  ( sem pó de basalto e sem esterco)
3ª Parcela Experimental: semente de milho  + pó de basalto ( sem esterco).


Os alunos participaram das atividades observando o preparo do solo e efetuando o plantio dos grãos. Ao longo do desenvolvimento da lavoura farão o acompanhamento e a devida avaliação do resultado obtido, ressaltando como diferencial o baixo custo de produção e os benefícios ambientais que tal prática acaba gerando.
Desde já podemos definir esse experimento como algo que trás equilíbrio entre tecnologia e ambiente, sendo uma alternativa de sustentabilidade para a agricultura familiar.




Um comentário: