quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto JOVEM CONSCIENTE

 Projeto JOVEM CONSCIENTE
 
 
O projeto “Jovem Consciente” é um projeto de desenvolvimento socioeducativo realizado na EEB Estanislau Schumann, de Bela Vista do Toldo/SC.

 
São 356 estudantes,
15 
 
02 Assistentes Técnico-Pedagógico, Direção e demais funcionários da escola todos envolvidos em um mesmo objetivo de implantar uma conduta mais saudável dos jovens estudantes, ampliando também os seus valores morais através da orientação quanto a preservação da vida, da saúde e do bem estar individual e coletivo.

 

Atenção aos temas trabalhados:




Drogas
 Apesar de toda a educação sobre drogas ilegais, continuamos a ver um aumento do seu uso e abuso. Muitos começam a usar drogas por curiosidade, para agradar amigos, prover um meio de escape da realidade ou para evitar ter que lidar com problemas.
 
O repetido uso de certas drogas pode resultar em dependência física ou psicológica. A necessidade da droga se torna frequentemente tão forte que os usuários recorrerão a atividades perigosas e ilegais para continuar a obter seu suprimento.
 
 
 
 
 
Alcoolismo
 O álcool é administrado por via oral e poucos minutos depois da ingestão do álcool, este passa para a corrente sanguínea, onde pode manter-se várias horas, e a partir da qual exerce a sua ação sobre diversos órgãos do corpo.
O fígado tem a função de transformar o etanol em outras substância mas esse é um processo lento e nesse meio tempo a bebida circula pelo sangue, danificando os outros órgãos por onde passa, podendo causar muitos e muitos problemas a você e a todos que o rodeiam.
Tabagismo
O tabaco é uma das mais viciantes de todas as substâncias para os seres humanos. Além do câncer de pulmão que todos sabem, o tabaco atua para produzir muitos outros tipos de câncer. Sua composição de mais de vinte venenos leva à doenças tais como: enfisema, úlcera de estômago, doença cardíaca, diabetes e bebês nascidos com menos peso, etc.
Fumar é bem caro para quem fuma e para a sociedade, mas ao mesmo tempo é a causa de doenças e de morte mais simples de se prevenir.

 
 
Cultura da paz
 
 
Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos, tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
Não a violência
VIOLÊNCIA JOVENS
Violências são todas as ações que machucam as pessoas de alguma forma, sendo com palavras, agressões e injustiças da sociedade. Todos temos direito de sermos livres de qualquer tipo de violência, porém ainda existem pessoas que sofrem com isso.
 
Sexualidade - educação sexual e reprodutiva, DSTs e AIDS
 
As modificações corporais despertam novos desejos, sentimentos, medos e ansiedades. Na adolescência iniciam-se os namoros e o ficar. Tudo muda muito rápido, tão rápido que é difícil adaptar-se a essas transformações, o que gera insegurança.
Sabe-se que os adolescentes, no mundo inteiro, estão começando a vida sexual cedo, o que os deixa expostos a riscos como o de uma gravidez indesejada ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.
 
Práticas corporais
As práticas corporais atuam diretamente na saúde do indivíduo e na sua qualidade de vida, pois tem o poder de aumentar a autoestima, a autoconfiança e o autocontrole, aumentando também a capacidade funcional e proporcionando prazer e bem estar, além de favorecer a interação entre as pessoas, criando círculos de amizade, estabelecendo compromissos com atividades e estabelecimento de horários, refletindo diretamente na saúde e consequentemente em maior desenvolvimento e produtividade.
Bullyng
 
São abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima.
Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento, intimidação e agressão física.
Alimentação saudável
A alimentação saudável é o ato de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças e jovens se desenvolvam bem e intelectualmente.
O importante é não apenas ‘matar’ a fome mas saciar o corpo com o que ele precisa para funcionar bem, tendo energia e disposição para as atividades diárias.
 
Cuidado o que Você come... pode te matar!!!
 
 
 
 
 

Um comentário: