quinta-feira, 28 de maio de 2015

Convivendo com a Tecnologia

Na aula de Sociologia do 3º ano 2 foi realizado uma discussão sobre o tema : Tecnologia.
Acompanhem as ideias que os alunos Murylo Sydorak e Paloma Santos tem sobre o assunto:
                                                                      


"  Vive-se a era da tecnologia. Inovações na agricultura, nas comunicações e na medicina ganham destaque na mídia, que também passa por inovação. Todos os dias nos é apresentada uma nova técnica de produção ou um novo smartphone. O rápido avanço das tecnologias nos permite realizar tarefas de um jeito mais fácil, que visa aumento da produtividade e lucro por parte de grandes empresas e conforto a nós consumidores; e, por sua vez, tornando os produtos que já utilizamos obsoletos em um curto espaço de tempo.
            Deve-se admitir que atualmente não é possível imaginar nossa vida sem as evoluções. Uma simples queda de energia é suficiente para ocasionar transtornos. A sociedade está acostumada com as facilidades obtidas. Tanto nas relações profissionais quanto pessoais, estão presentes os mais diversos tipos de invenções.
            O que tem chamado atenção é que além de trazer muitos benefícios, também tem gerado alguns malefícios. Um exemplo é a obsolescência de aparelhos eletrônicos, que resulta em consumismo e descarte inadequado no meio ambiente.
            Porém, o que mais preocupa, é o modo com que as pessoas lidam com essas inovações. Indivíduos sentem-se dependentes dos celulares, da internet e das redes sociais. Deixam de praticar esportes, atividades ao ar livre, fazer amigos... E tem uma rotina sedentária. O vício adquirido através destas ferramentas tem causado isolamento. As conversas são cada vez mais virtuais. Em outras palavras, a tecnologia aproximou pessoas distantes de vários lugares e está afastando os vizinhos e as famílias.
            Podemos usufruir as utilidades das criações tecnológicas, mas não sermos influenciados por elas. Ter controle das atitudes perante essa realidade é o primeiro passo para um bom aproveitamento econômico e social. A tecnologia ao nosso favor e não como empecilho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário