segunda-feira, 23 de maio de 2016

É novidade? Corrupção e direitos humanos lado a lado


  Escrito por: Flávia Letícia Voidella
  Coordenação: Professora Charlene
    O termo corrupção está ligado desde os tempos de Cristo e a criação dos primeiros governos. De fato, não se pode discutir a crise que o país se encontra, pois todos sabemos que há alguns anos atrás nem direitos havia, tudo era restrito e a vida rigorosa não era vida,mas tolerância tem limite e a corrupção em dias atuais foge completamente da ética,prejudicando todos os setores com a inaceitável inflação,e quem paga é o povo que vende o café para comprar o almoço, vivendo como marionetes sob o comando de devassos.
     Após a Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas estavam mortas em toda a Europa e Ásia, devido a ganância, corrupção e falta de moral daqueles que se dizem humanos. Em abril de 1945 delegados de cinquenta países se reuniram em San Francisco e declararam a Carta das Nações Unidas com intenção de promover a paz e prevenir guerras futuras, deu-se origem a ONU em 24 de outubro, dia em que é comemorada.
     Os direitos humanos são fundamentais sem nenhuma discriminação, e constituem em várias características como:  "universais: todas as pessoas devem ter a mesma dignidade;"pessoas do mundo todo."naturais: sua origem não é o Estado ou as leis, mas a própria natureza humana;""inalienáveis: nenhuma pessoa pode renunciar a eles ou negociá-los, e o estado não pode dispor dos direitos dos cidadãos;""invioláveis: não pode ser destruído, o que constituiria um atentado contra a pessoa;""obrigatórios: impõem às pessoas e o Estado a obrigação de respeita-los, mesmo que não exista uma lei que assim o estabeleça;""indivisíveis: suprir qualquer um deles põem em risco o respeito aos demais."
     Também estão divididos em direitos cívis, politícos, econômicos, sociais e de solidariedade, tudo em busca de uma sociedade justa.
     Mas o que corrupção e direitos humanos têm em comum? Não há novidades, os dois envolvem dinheiro. Para atender as necessidades dos cidadãos é preciso de recursos financeiros, e é sempre do poder publico que são desviados sempre que possível, ou são os primeiros a serem cortados quando os custos estão altos, já pensou nisso? E por que não diminuir salários de políticos que é um absurdo? Com pouco também se vive!  Entra-se ai a frase "corrupção mata" e sabe por quê? Ausência de investimentos na segurança falta de estrutura na saúde, saneamento básico, motivos que causam mortes, e passam-se em branco perante governantes que só olham para o próprio umbigo.
   O pior de tudo é que os direitos humanos não são só violados no Brasil, mas no mundo todo. Todos os dias a mídia escrita e falada, nos mostram situações desconcertantes de mais para a mente, imigrantes presos ao tentar atravessar fronteiras, o nazismo ganhando força, crianças sem educação pedindo esmola, pessoas presas em cativeiro, mortes, mães recentes sem assistências especiais, escravidão, pessoas morando em barracos e milhares de outras situações.
   Onde estão os direitos humanos? Onde está a disposição das sociedades em aplicar punições para os que violam os princípios de igualdade? O que os poderes públicos fazem para que isso não aconteça? Ou só estão marcando presença e garantindo o salário de cada mês?

   Ainda há situações piores, direitos ganhos por "vagabundos", que tem tudo para viverem independentes, mas a preguiça é maior, preferem cometer fraudes e tirar o lugar daqueles que realmente precisam. Tantos enfermos que se tivessem forças para trabalhar, assim fariam, no entanto perecem sem nenhum tipo de ajuda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário