segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Entrevista com a professora Soeli Franzon


 Em agosto deste ano iniciou seus trabalhos  na EEB Estanislau Schumann a professora Soeli Franzon,lecionando a disciplina de inglês para todos as turmas dos ensino médio .
A professora Soeli nasceu em Santa Cecília-SC,aos quinze anos foi estudar em Curitiba e morou mais de vinte anos fora do Brasil, (10 anos na Colombia e 16 anos nos Estados Unidos),possui Mestrado em Educação Bilingue/ESL – UTPB/USA.
Aproveitamos a ocasião  para entrevistá-la,deixando assim sua opinião sobre assuntos relacionados ao nosso país e à educação.
EEB Estanislau Schumann:Professora Soeli,ao retornar para esse país, o que mais chamou atenção?
Professora Soeli:Fator positivo: ver o potencial que o Brasil tem de vir a ser uma potência mundial. O Brasil é um país rico e cheio de recursos que, bem administrados, poderíam levar-nos a ser um país desenvolvido.
Fator negativo: para dizer a verdade, tem mais de um fato negativo. Muita burocracia para coisas realmente simples, uma corrupção desenfreada e o conformismo do povo. Estes fatores impedem que o Brasil cresça como devería. A impressão é que tudo o que acontece de negativo está dentro do “normal”. Quando questiono, me respondem: “Isso é Brasil” ou “É o jeitinho brasileiro”. E tudo fica por isso mesmo. Para mim, estes tres fatores são muito negativos para o desenvolvimento apropriado de um país.
Sobre a educação no Brasil: este é um tema que me preocupa muito porque, para mim, educação não é só passar por uma escola para receber um diploma, muitas vezes, sem o mínimo esforço. Para mim, educação é um processo que envolve a formação integral de um individuo: as faculdades psíquicas, intelectuais e morais; a prática dos bons hábitos sociais e boas maneiras. Eu vejo esse conceito de educação se perdendo nas escolas. A educação está politizada e as estatísticas podem mostrar que um maior número de brasileiros estão frequentando as escolas, mais isso não indica que esses brasileiros estão preparados para um mercado de trabalho competitivo. Não é suficiente somente frequentar a escola. A pergunta é: como me estou preparando para o que vem depois?
Sobre a nossa região: Santa Catarina me encanta! Eu nasci e cresci nesta região e confesso que,quando estive fora do país, senti muita falta de ver tantos matizes de verdes.
 Os jovens de Bela Vista do Toldo: são jovens com muita energia e potencial, mas como todos os jovens, precisam deixar-se guiar. Esses jovens tem uma riqueza cultural local muito grande e devem aprender a usar isso para o bom desenvolvimento da comunidade.
Deixe uma mensagem para os alunos da “E.E.B. Estanislau Schumann”.
Fazer parte do grupo de professores da escola tem sido uma experiência bastante interessante e produtiva e estar com os alunos tem sido uma aprendizagem importante e enriquecedora como profissional da educação.
Na idade em que estão, penso que o mais importante é que aprendam a escutar, a olhar ao redor, a analisar antes de falar. É importante que se preparem para terem voz propria e serem um aporte positivo para a comunidade.
Todos temos nossas “histórias” pessoais e o importante é saber como aprender e o que fazer com elas. Cada um deve aproveitar o tempo de escola para divertir-se responsavelmente, para aprender e preparar-se para o futuro.
 O caminho nem sempre é fácil e é preciso coragem para realizar os sonhos e o caminho que cada um escolher é o que vai fazer a diferença.

Thank you all for this great adventure!

Abaixo temos alguns trabalhos desenvolvidos nas aulas de inglês,sobre Folclore




Nenhum comentário:

Postar um comentário