segunda-feira, 12 de junho de 2017

Adolescência...equilíbrio e vibração!

E assim foi publicado no Jornal Diário Catarinense....Valeu pessoal!

Professora: Charlene Aparecida Kauctz
Turma : 2º ano 2                                                      Número de alunos na turma: 19

           Nas aulas de filosofia a qual ministro na Escola de Educação Básica Estanislau Schumann, Bela Vista do Toldo - SC, passei a trabalhar como tema transversal  Conceitos de Mandala que simbolizam a integração e a harmonia.
           Somos educadores de adolescentes e podemos analisar que atualmente nossos alunos vivem um período com muitas informações, tecnologias e inúmeras possibilidades onde a sociedade exige que ele cumpra com os seus deveres, fazendo cursinhos, ensino  médio e cursando uma universidade. Também como educadores refletimos e discutimos sobre sociedade para podermos perceber a complexidade em que estamos inseridos, o que nos torna na maioria das vezes mais reféns de regras e leis; entendemos  que tudo isso é importante e que devemos colaborar para o bom andamento da mesma.
           Mas a sociedade ao qual nosso jovem faz parte  nem sempre corresponde às suas expectativas... E o que ele pode esperar do futuro diante uma realidade nem sempre muito otimista e acolhedora?
           Infelizmente nos deparamos com muitos adolescentes e jovens que hoje identificam a necessidade de cumprir com o que lhe é cobrado, transformando essas etapas  em uma pesada obrigação. Neste momento tão delicado de suas vidas cabe a nós educadores contribuir de uma forma dinâmica para que entendam e aprendam primeiro lugar restabelecer o amor próprio e também o emocional, pois estando bem consigo mesmo  e vivendo em equilíbrio terão mais chances de fazer as escolhas certas.
A arte da confecção de mandalas está inserida na história da humanidade, nas formas científica, artística e religiosa que surgiram nos séculos XVI ao XVIII e tem por objetivo transmitir a cura emocional, já que esta trabalha diferentes formas, cores e traz questionamentos para os educandos . Os alunos escolheram fazer suas mandalas segundo aquilo que queriam e precisam potencializar em sua vida,pois partindo do princípio que tudo começa no nosso campo vibracional e, portanto na nossa mente, e que todas as nossas decisões são tomadas com base no que sentimos e pensamos é que concluímos que o melhor é que estejamos equilibrados e vibrando na melhor sintonia possível para que tenhamos sucesso.

Ao finalizar este trabalho foi  muito gratificante observar a satisfação dos mesmos em produzir as mandalas que hoje fazem parte da decoração da sala de aula ambiente de Sociologia e Filosofia. As mandalas diversas colaboram para a harmonia local e quem sabe uma possível melhora emocional para aqueles que nelas depositam confiança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário